quarta-feira, 24 de setembro de 2008

minha imagem

um dia essa pergunta já veio à sua cabeça: "o que será que as pessoas acham de mim?"
pois é... fiquei curioso e comecei a imaginar como as pessoas me vêem. foi então que percebi que não sou a mesma pessoa para todos. descobri que tenho diversas imagens. e isso decorre das pessoas que me observam. alguns acham que sou meio arrogante, 'nariz empinado'. outros me vêem como um cara simples. para outros sou sempre presente, para muitos estou sempre sumido. para muitos um cara cheio de amigos. alguns pensam que sou solitário. outros me encontram sempre calado, poucos me conhecem extrovertido. existem aqueles que lembram do meu rosto, uma boa parte nem sabe o meu nome.
todas estas imagens são verdadeiras. todos são ângulos diferentes. alguns me observam mais de perto, outros me fitam de longe. e tem aqueles de quem eu me escondo, que só ouvem falar de mim. interessante tudo isso. qual será a imagem que a pessoas tem de mim? não sei. sei que tenho muitas. mas tenho certeza que não sou uma imagem, mas diversas. e quem conhece a maioria delas e as compreende sabe bem quem eu sou.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

retornando...

Passei um bom período sem postar nada. Estive em Maceió/Al. Fui fazer as provas de um concurso. Fui também conhecer a cidade. Posso dizer que a cidade não era exatamente aquilo que eu esperava, mas que possui um enorme potencial.
Mas não era isso que eu queria falar...
O que quero dizer, na verdade, é que a possibilidade da vitória está no ataque enquanto a invencibilidade está na defesa. Pois foi exatamente isso que aconteceu. Não se pode lançar-se ao ataque de forma estabanada, pois o risco de se ter um desfecho desfavorável aumenta.
E daqui tiro a seguinte lição:

"Não são necessários olhos penetrantes para distinguir o sol da lua. Nem se requer ouvido apurado para ouvir o ronco do trovão. Nada mais natural, nada mais fácil, nada mais simples do que isso."
(Sun Tzu, em A Arte da Guerra)

Percebi que a vitória é obtida antes que a situação se concretize. Não há nada de "extraordinário" em vencer. Isto porque a vitória é conquistada devido ao extremo cuidado que devemos ter em evitar o menor deslize. Antes de vencer é preciso criar as condições necessárias para isso. Não se pode ignorar o que podemos fazer e nem até onde podemos ir.