segunda-feira, 19 de abril de 2010

e agora?

aprendeu uma lição após sucessivos sofrimentos vividos pelos outros. geralmente com ele foi assim, é assim. olhava a dor alheia e sentia muito por aquilo. protegia-se da dor, mas a provocava nas pessoas que gostam dele. era uma proteção falha, porque ele sofria por fazer sofrer os outros. pareceria, assim, que nunca sofreu uma dor sua. contudo ele sofreu um dia. e a dor foi tão grande que prometeu não passar mais por isso. e aquele cara que não cumpre promessas tinha uma exceção: ele cumpria esta promessa. "às vezes acontece que quando estou numa relação de amizade, homem e mulher, que por sinal eu acredito que existam, sempre tem um que se envolve mais. e na maioria das vezes sempre é o outro que se entrega mais. que dizer, já aconteceu comigo também, mas sempre são elas que sofrem". só que ele depois de muito tempo resolveu quebrar a promessa que nunca deixou de cumprir. ele sabe que não vai conseguir evitar a dor nas pessoas que o amam e que ele ama. porém, resolveu mudar a sua postura "defensiva". e não foi só por dentro a mudança, foi por fora. faz alguns dias ele resolveu praticar. não foi omisso, não foi desleal, não foi falso (ah! ele que dizia ser a falsidade o maior defeito de uma pessoa!), não foi egoísta. fez tudo que devia ter feito no passado... e não o fez. mais uma vez: um novo recomeço e a busca por um novo fim. recomeçou.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CBF: São Paulo é o único hexacampeão brasileiro.

CBF bate o martelo: Taça das Bolinhas será entregue ao São Paulo
Segundo entidade, Tricolor Paulista é o primeiro pentacampeão brasileiro
Thiago Lavinas
Rio de Janeiro
fonte: globoesporte.com

A CBF divulgou na tarde desta quarta-feira que o São Paulo é o primeiro clube pentacampeão brasileiro e, por isso, o que levará a chamada "Taça das Bolinhas". Após um estudo que levou cerca de 20 dias, o departamento jurídico da entidade entregou o parecer ao presidente Ricardo Teixeira, que o encaminhou à Federação Paulista de Futebol.

A dúvida sobre a entrega do troféu existia por causa da polêmica sobre a competição de 1987, onde o Sport foi considerado campeão pela CBF na época. O Flamengo, campeão da Copa União, organizada pelas agremiações fundadoras do Clube dos 13, reivindicava o título da temporada.

- É irrevogável e está decidido. Pela primeira vez foi feito um estudo bastante abrangente e chegou-se a conclusão que quem merece receber a taça é o São Paulo, porque foi o primeiro a chegar ao pentacampeonato. O Flamengo chegou ao quinto título brasileiro agora em 2009. Diante deste estudo que foi feito pelo departamento jurídico já comunicamos à Federação Paulista que vamos fazer uma recuperação da taça porque ela não deve estar muito bem cuidada porque está guardada há muitos anos. Vamos recuperá-la e entregá-la novinha como deve ser - disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
- Para a CBF o Flamengo tem cinco títulos, os legais, os que foram homologados como campeão - completou o dirigente.

Entenda o caso:
Blog de Gustavo Poli: 1987, o campeonato sem fim

A "Taça das Bolinhas" está em processo final de restauração e será entregue nos próximos dias ao São Paulo, que foi campeão brasileiro pela quinta vez em 2007 (antes, conquistou as edições de 1977, 1986, 1991 e 2006; depois, o hexa em 2008). Em solenidade na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro no último dia 31 de março, Teixeira confirmou que um estudo estaria sendo feito para dar um ponto final a essa polêmica.

A taça seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas - ou cinco alternadas. Em 1987, o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União (equivalente à Série A), e o Sport venceu o módulo amarelo (equivalente à Série B) . O regulamento previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Inter (o vice-campeão do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF declarou o time do Recife campeão, decisão que foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal. Com a confirmação, segundo a entidade, o Sport é o campeão brasileiro de 1987, e o Flamengo, campeão por cinco vezes, nas edições de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.

Dirigente do São Paulo comemora

O diretor de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes, lembrou que o clube já esperava pela decisão, que acabou sendo revelada pelo departamento jurídico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta quarta-feira.

- Aconteceu o que nós esperávamos. Em conversas com o presidente Ricardo Teixeira e com o diretor Virgílio Elísio no passado, havíamos deixado claro que o São Paulo era o merecedor desse troféu. E agora isso foi apenas oficializado – afirmou o dirigente, em contato telefônico com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

09 de abril de 2008

"Só que você foi embora cedo demais...

Eu continuo aqui,
Com meu trabalho e meus amigos,
E me lembro de você em dias assim
Um dia de chuva, um dia de sol
E o que sinto não sei dizer

(...)

É tão estranho
Os bons morrem jovens
Assim parece ser
Quando me lembro de você..."

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Flamengo: penta ou hexa? "A resposta é clara!"

Finalmente, as Organizações Globo produziram uma matéria "minimamente" imparcial sobre a polêmica que envolve o "Hexacampeão" Brasileiro, o Flamengo. Transcrevo aqui a matéria:

Braz esfria polêmica: ‘Taça de Bolinhas não faz falta na nossa sala de troféus’

Dirigente do Flamengo prefere exaltar o título nacional de 1987: ‘Foi conquistado no campo, com força e suor’

Eduardo PeixotoRio de Janeiro


A CBF anunciou que em breve informará se a Taça de Bolinhas ficará com São Paulo ou Flamengo. A notícia provocou rebuliço no clube paulista e ansiedade na presidente Patrícia Amorim. No departamento de futebol do Flamengo, porém, a posição foi de desdém. Insatisfeito com a proporção do assunto, o vice Marcos Braz preferiu exaltar a conquista da Copa União de 1987.

- Para mim não tem diferença a taça vir ou não. Ganhamos no campo, com suor, força da torcida e arrancada parecida à de 2009 – declarou.

O dirigente também esbanjou e afirmou que a cobiçada Taça de Bolinhas seria apenas mais uma de centenas que são exibidas na sala de troféus do clube.

- Se recebermos, ela ficará junto com as outras. Se não vier, não vai fazer falta alguma porque a nossa sala de troféus está até pequena para a quantidade de taças que tem.

Bolinhas da discórdia
A taça seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco alternadas. Em 1987, o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União, e o Sport venceu o módulo amarelo.

O regulamento, alterado com a competição em andamento. previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Inter (o vice-campeão do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF declarou o time de Recife campeão, decisão que foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal.

Desta forma, o São Paulo, ao conquistar o penta em 2007, julgou-se no direito de pleitear a posse da Taça de Bolinhas. Depois de dois anos em silêncio, a CBF decidiu pôr fim ao caso.



Da leitura da matéria, percebe-se claramente que o Flamengo não foi campeão em 1987, logo não é Hexacampeão. Assim, a CBF não tem outra opção a não ser entregar a polêmica Taça das Bolinhas ao São Paulo Futebol Clube, único e verdadeiro Hexacampeão Brasileiro. Trata-se de uma questão legal que transitou em julgado. Não se deveria mais discutir o assunto. O Sport obedeceu as regras do campeonato e foi declarado campeão brasileiro em 1987.

Já para o Flamengo só resta isso mesmo: chorar.


P.S.: apesar de não ter nenhuma dúvida sobre qual deveria ser a postura da CBF em relação a este caso, venho aqui me manifestar antes dos acontecimentos: a CBF vai entregar a Taça para o Flamengo. Motivo é muito simples: São Paulo e CBF (Ricardo Teixeira) travam um duelo político.

Aqui só resta lembrar: reconhecer o Flamengo como campeão de 1987 é um ato de desobediência a uma decisão judicial. É crime. E isso não é apenas direito, isso é um fato.