terça-feira, 23 de setembro de 2008

retornando...

Passei um bom período sem postar nada. Estive em Maceió/Al. Fui fazer as provas de um concurso. Fui também conhecer a cidade. Posso dizer que a cidade não era exatamente aquilo que eu esperava, mas que possui um enorme potencial.
Mas não era isso que eu queria falar...
O que quero dizer, na verdade, é que a possibilidade da vitória está no ataque enquanto a invencibilidade está na defesa. Pois foi exatamente isso que aconteceu. Não se pode lançar-se ao ataque de forma estabanada, pois o risco de se ter um desfecho desfavorável aumenta.
E daqui tiro a seguinte lição:

"Não são necessários olhos penetrantes para distinguir o sol da lua. Nem se requer ouvido apurado para ouvir o ronco do trovão. Nada mais natural, nada mais fácil, nada mais simples do que isso."
(Sun Tzu, em A Arte da Guerra)

Percebi que a vitória é obtida antes que a situação se concretize. Não há nada de "extraordinário" em vencer. Isto porque a vitória é conquistada devido ao extremo cuidado que devemos ter em evitar o menor deslize. Antes de vencer é preciso criar as condições necessárias para isso. Não se pode ignorar o que podemos fazer e nem até onde podemos ir.

Um comentário:

Maria disse...

Essa aquí vai ficar gravada: "Percebi que a vitória é obtida antes que a situação se concretize".