terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Flamengo: penta ou hexa? - Parte I

No meu ultimo post, fiz brincadeiras relacionadas ao campeonato brasileiro deste ano, no qual o Flamengo foi o grande campeão. Acho que é normal quando um time ganha, o outro que perdeu ficar chorando derrota, né?

Obs1: o que não é normal é o São Paulino chorar derrota, já que o São Paulo nessa década se consolidou de vez como o maior clube brasileiro (fato que já era previsto em seu hino: “Dentre os grandes, és o primeiro”.... huahuahuahuahua).

Sou são paulino desde 1992, curiosamente o ano em que o Flamengo havia ganho seu último campeonato brasileiro. Desde então sempre ouvi falar que o Flamengo era pentacampeão brasileiro. Quem nunca ouviu aquele bordão: “Todo mundo tenta, mas só o Flamengo é penta”. Sempre acreditei nisso. Por que duvidar, né? Só o que tempo foi passando... E, mesmo sem querer, a gente vai sempre conhecendo novas coisas, vão aparecendo novas dúvidas.

Lembro que o São Paulo passou 3 anos (1995-1997) sem ganhar nenhum título expressivo, digo assim, pois nesse intervalo ganhou uns torneios sem muita expressividade (tipo Copa dos Campeões Mundiais, alusivo aos clubes brasileiros que já haviam vencido o Mundial Interclubes: Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo), o que não retira o seu significado.

Pois bem, então, nessa época começaram a surgir boatos que o Flamengo não seria o campeão de 1987 e sim o Sport – quem dizia isso eram os meus escassos colegas palmeirenses em resposta aquele bordão flamenguista, pois o Palmeiras já era tetra, assim como o Flamengo. Pensei será?

Nunca tinha ido a fundo na questão, mas após os comentários da minha amiga Beija-Flor fui atrás do que seria a verdade sobre o caso: Flamengo é penta ou hexacampeão brasileiro?

As primeiras respostas não me foram muito animadoras. Descobri que a FIFA considera o Corinthians como campeão mundial em 2000.

Obs2: Pensei, como pode um time que nunca ganhou um título internacional, nunca ganhou uma libertadores, nunca atravessou o Atlântico, nunca foi a Tokyo, ser considerado campeão mundial?

Obs3: Lembro do Mundial em 2000, mas até hoje não entendo os critérios. Se o Palmeiras foi o ultimo campeão da Libertadores (1999) como pode ter sido preterido pelo Corinthians? Mas deixa isso pra lá... a verdade é que o Corinthians foi o campeão. E por mais que chamem aquele mundial de “torneio de férias”, pois fato público e notório que os clubes europeus, que aqui estiveram para tal competição, estavam a passeio; por mais que aquele tenha sido um torneio-piloto, o Corinthians foi o campeão.

A verdade é essa: o Corinthians foi o 1º campeão mundial de clubes da FIFA. E disso todo torcedor corinthiano pode se gabar.

Obs4: Por mais que eu não goste; que eu não considere muito aquele campeonato, pois o Corinthians não ganhou de nenhum time grande (empatou com o Vasco e o Real Madrid, ganhou só de um time da Arábia e um da Ásia – grande coisa, não é?); de a FIFA, mesmo tendo organizado o torneio em 2000, ter considerado, inicialmente, o Boca Juniors como o campeão mundial de 2000 (venceu a Libertadores em 2000 e ganhou o mundial interclubes – Copa Intercontinental Toyota) e ter esquecido do Corinthians (só depois percebeu a gafe e voltou atrás – passando, desde então, a estabelecer essa diferença: Copa Toyota Intercontinental e Copa Mundial de Clubes da Fifa) não tenho como negar que o Corinthians é campeão mundial.

Mas considerando essa nova classificação de torneios, pensei: e o São Paulo deixou de ser trimundial? A resposta, depois de um raciocínio lógico, só poderia ser: Não.

O São Paulo continua sendo o único clube brasileiro tricampeão mundial de clubes, mas agora com uma ressalva: 2 vezes pelo mundial interclubes (Copa Intercontinental Toyota) e 1 vez pelo mundial de clubes da FIFA (que passou a substituir aquela competição). Assim, Santos, Flamengo, Grêmio também não deixaram de ser campeões mundiais, mas para estes se faz a mesma observação que fiz para o São Paulo.

Mas voltando ao nosso caso, chamou a minha atenção o fato de a FIFA considerar o Flamengo como sendo apenas 5 vezes campeão brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009) e fazer o destaque 1 Copa União (módulo verde – 1987). Minha amiga Beija-flor disse que a FIFA reconhece o Flamengo como Hexacampeão, mas por que essa observação?

Obs5: Pensei: não é que ela está certa! Droga! Assim, o São Paulo não seria o único Hexacampeão brasileiro. Essa classificação da FIFA deve ter adotado critério semelhante ao que aconteceu na elaboração dos campeões mundiais. Assim, a Copa União de 1987 foi mesmo reconhecido pela FIFA como o campeonato brasileiro daquele ano.

O Flamengo foi campeão da Copa União (módulo verde – 1987); mas foi o Sport, campeão da Copa União (módulo amarelo – 1987), que ganhou a vaga da Libertadores de 1988 como sendo o campeão brasileiro de 1987.

Obs6: isso já indica muita coisa sobre quem foi o campeão brasileiro de 1987, mas ainda não significa que o Flamengo não é hexacampeão brasileiro, até porque a FIFA “reconhece” o título do Flamengo, Copa União (módulo verde 1987).

A resposta para a pergunta aqui proposta (Flamengo: penta ou hexa?) só poderia ser respondida se soubéssemos qual o verdadeiro valor dessa Copa União de 1987 e o que representariam esses módulos: verde, amarelo, azul e branco.

Obs7: deixo aqui uma dica sobre o valor desses módulos. Para aqueles que torcem para times do Rio de Janeiro fica fácil compreender. Se o Vasco ganha a Taça Guanabara, isso não significa que ele é o campeão carioca, até porque Flamengo é o maior campeão carioca...

(campeão carioca = Vencedor do jogo Campeão da Taça Guanabara x Campeão da Taça Rio = Campeão das Taças Guanabara e Rio).

Essa história continua...

Nenhum comentário: