terça-feira, 16 de dezembro de 2008

expectativas desleais...

os culpados são os outros. a hipótese de que tenhamos alguma responsabilidade por qualquer situação embaraçosa ou complicada em nossas vidas sequer é considerada.

"- caramba, como ele pôde fazer isso?"
"eu não esperava que ele fosse capaz disso. foi uma grande decepção."


frases como essas são comuns. talvez, todos nós já pronunciamos algumas delas ou ao menos semelhantes. poderia ser uma coincidência universal, mas acho que não é. essa mania que se tem de olhar para os outros e criar (jogar para eles) nossas expectativas pode ser algo traiçoeiro. é bem possível que no final apareça a tal decepção. mas parece algo inevitável: esperar que os outros façam exatamente aquilo que faríamos em seu lugar.

3 comentários:

Maria disse...

Compartilho:

"Só alcançamos a verdade do nosso pensamento quando incansavelmente nos esforçamos por pensar colocando-nos no lugar de qualquer outro. É preciso conhecer o que é possível ao homem. Se tentamos pensar seriamente aquilo que outrem pensou aumentamos as possibilidades da nossa própria verdade, mesmo que nos recusemos a esse outro pensamento.
Só ousando integrar-nos totalmente nele o podemos conhecer. O mais remoto e estranho, o mais excessivo e excepcional, mesmo o aberrativo, incitam-nos a não passar ao largo da verdade por omissão de algo de original, por cegueira ou por lapso".

Karl Jaspers, in 'Iniciação Filosófica'

breno disse...

ai...decepções...somos tão culpados de criar expectativas.

Naira Cibele disse...

lembro sim!!! e é verdade você andou bem...lembrei da infância que não tive!...sniff...=p

e quanto ao post: um soco no estômago!

espero que não demore a vê-los novamente!

abraços fraternos!