quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Se você olha, vê. E se vê, repara.

muitas pessoas querem me convencer de que o mundo é ruim. toda vez que algo de mal acontece, elas aparecem. o discurso é o mesmo: o mundo não presta, é cada um por si, não confie nas pessoas. elas tentam. porém, eu acredito nas pessoas. e não é questão de fé. é porque a verdade mostra isso: as pessoas são boas, o mundo é bom. lembro do caso Eloá. tudo que aconteceu foi muito triste. outros casos semelhantes àquele devem existir. não duvido disso. agora existe uma diferença em achar tudo isso normal e a realidade. por mais que tragédias como aquela aconteçam, não é o comum. se olharmos em volta é fácil perceber que esta não é a regra. aí vem a crise mundial! você olha e parece não acreditar. e existe tanto dinheiro no mundo assim? e todo esse dinheiro que apareceu tava onde? e os milhões de pessoas que morreram e, ainda, morrem de fome na África, no mundo? a gente olha incrédulo, mas é a verdade. então, lá vem eles e dizem que o mundo não presta, que o homem é mal. deve ser complicado mesmo acreditar em um mundo onde as desgraças ganham maior proporção em nossa sociedade. o que chamou mais atenção: o caso Eloá ou o cara que parece ter se curado da Aids? por quê? não é que o mundo é ruim. ele só não é perfeito. a grande verdade é que o mundo não é ideal, mas real. a gente imagina um mundo perfeito e vive uma realidade totalmente diferente. talvez decorra daí o nosso julgamento precipitado. aí acontece o "desastre" em Santa Catarina. a gente vê as tragédias familiares na TV. e de vez em quando se fala na solidariedade (em alguns casos, essa solidariedade vira até um modismo). mas se você olha. você vê. e se você vê, você repara. o que é maior: a solidariedade das pessoas ou a tragédia? a vontade de ajudar ou a de se promover em cima da dor das pessoas? é fácil perceber que a maioria das pessoas tem um coração bom. é fácil perceber que damos atenções diferentes para o que acontece. é fácil perceber que o mundo não é perfeito. talvez o grande problema seja não aceitarmos que 'o mundo não é perfeito'. então, fica fácil perceber mais uma coisa: na maioria das vezes, não são as pessoas que te decepcionam; elas apenas não são quem você pensava que eram. e tem mais. eu espero muito das pessoas, só não exijo que elas sejam perfeitas. é só você olhar. porque se você olha, vê. e se vê, repara.

P.S.: Ensaio sobre a cegueira. eu não li o livro, mas assisti ao filme. foi emocionante. não sei se aqueles que leram o livro tiveram a mesma sensação que a minha. sem dúvida, o livro deve trazer muito mais. mas a satisfação com a qual eu sai do cinema e a chamada que o filme me deu para a realidade só me levam a uma conclusão: o filme é maravilhoso!

2 comentários:

The Scientist disse...

só mais um detalhe:
perceber a realidade é o primeiro passo para transformá-la.

Maria disse...

No final são nossos olhos e não o que acontece. E qnd eu penso nisso não me alegro totalmente com o que vejo. Ainda bem que, por destino, outros olhos estão por proteger-me de mim mesma.

Abraços