domingo, 7 de março de 2010

se os fins justificam os meios...

"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão." (Lucas 6, 41-42)

assumindo uma atitude hipócrita, mas acreditando em sei lá o quê...
faz uns dias, tava olhando uns textos e encontrei uma passagem do Chaplin que dizia:

"Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é ... Respeito".

aí fiquei me perguntando: bacana isso! mas o que acontece depois?
será que, então, passa-se a ter uma conduta respeitosa com os outros?
e se hoje sabe o que é respeito, o que fazer com quem nós desrespeitamos no passado?
a gente aprende lições na vida. a gente aprende com a vida.
tem coisas que a gente aprende e nunca usa.
se eu sei o que é respeito, deveria passar a respeitar os outros.
se eu sei o que é respeito, deveria me desculpar com aqueles a quem desrespeitei... e se por acaso não sei quem são estes... é porque ainda não aprendi o que é respeito...

Nenhum comentário: